BH em Debate
Você está em : Inicial > BH em Debate > BH 'Cidade Parque'

BH 'Cidade Parque'

Frequentar parques pode aumentar a imunidade


Frequentar parques pode aumentar a imunidade

Segundo matéria abaixo, de Anahad O'Connor publicada no The New York Times, estudos demonstram que a exposição ao verde parece beneficiar a saúde.

“No verão, alergias e a promessa do ar condicionado tendem a levar as pessoas a lugares fechados. Mas para aqueles que conseguem suportar o calor e o pólen, passar mais tempo junto à natureza pode ter alguns efeitos surpreendentes à saúde. Numa série de estudos, cientistas descobriram que, quando as pessoas trocam suas “prisões” de concreto por algumas horas em ambientes naturais – florestas, parques e outros locais com muitas árvores –, elas apresentam um aumento na função imunológica.

A redução do stress é um fator. Mas os cientistas também associam isso a phytoncides, químicos transportados pelo ar emitidos pelas plantas para protegê-las de apodrecer e dos insetos, e que aparentemente também beneficiam os humanos.

Um estudo publicado em janeiro incluiu dados sobre 280 pessoas saudáveis no Japão, onde a visita a parques naturais para efeitos terapêuticos se tornou uma prática popular chamada de “Shinrin-yoku”, ou “banho de floresta”. No primeiro dia, algumas pessoas foram instruídas a caminhar por uma floresta ou área arborizada por algumas horas, enquanto outras caminharam pela cidade. No segundo dia, inverteram as atividades. Os cientistas descobriram que estar entre plantas produziu “menores concentrações de cortisol, menor frequência cardíaca e pressão arterial”, entre outros aspectos.

Vários outros estudos mostraram que visitar parques e florestas parece aumentar os níveis de leucócitos. Num estudo de 2007, homens que fizeram caminhadas de duas horas numa floresta por dois dias tiveram um aumento de 50% nos níveis de linfócitos. Outro estudo descobriu um aumento nos leucócitos, que durou uma semana, em mulheres expostas a phytoncides do ar da floresta.”

Belo Horizonte possui 69 parques, que somam uma área,aproximadamente,de 8,6 milhões de metros quadrados. Nestes locais, encontram-se sob proteção grande parte do patrimônio ambiental de Belo Horizonte como: Serra do Curral, áreas de Cerrado, Mata Atlântica e Campos de Altitude, nascentes que abastecem diversos córregos da Bacia do Rio São Francisco, além de mais de 200 espécies animais e cerca de 1.000 espécies vegetais.

A proteção ambiental está associada à preservação da flora nativa, garantindo a manutenção e incremento da diversidade, a qualidade genética dessas populações e ambientes propícios para a sobrevivência, estabelecimentos, alimentação e desenvolvimento da fauna da região. Além disso, essas áreas de solos permeáveis, em contraposição ao ambiente construído das cidades, são de extrema importância para a recarga dos lençóis freáticos e proteção dos mananciais, conservando os recursos hídricos.

Ao que parece além de proteger a natureza é os parques de Belo Horizonte também podem aumentar a imunidade dos seus moradores.

Abaixo os parques da cidade:

 

PARQUES NA REGIÃO DO BARREIRO
PARQUES NA REGIÃO CENTRO-SUL 
PARQUES NA REGIÃO LESTE 
PARQUES NA REGIÃO NORDESTE  
PARQUES NA REGIÃO NOROESTE
PARQUES NA REGIÃO NORTE 
PARQUES NA REGIÃO OESTE 

 PARQUES NA REGIÃO DA PAMPULHA

PARQUES NA REGIÃO DE VENDA NOVA

 

 

Postado por Jorge Espeschit em 11/07/2010

Pontuação

Média: 5.0
Avalie
12345

7 Comentários para "Frequentar parques pode aumentar a imunidade"

  1. Dee 23/08/2010

    Searching for the way to gain the peak of scientific community? Do not know how to do it? I will give you a tip: "buy essays now" – and everything will have to be cool.

  2. Clarissa 18/08/2010

    Looking for dissertations or just some buy thesis service, a lot of students can not find a kind of the finest thesis title about this good post.

  3. Belinda 11/08/2010

    A lot of people prefer to buy an essay using the writing service referring to this good topic.

  4. Priscilla 10/08/2010

    Left you some smile on my blog, i hope this can aid people. What companies will help you in finishing? We have to offer to get the online essays.

  5. Ernestine 27/07/2010

    Some time before I had a lot of difficulties related with essays writing. Nonetheless, my comrade suggested to buy research paper help. Therefore, at this moment I got good results.

  6. Cristina 24/07/2010

    Following my investigation, thousands of people all over the world get the loan from different creditors. Hence, there is great possibilities to get a collateral loan in all countries.

  7. Geraldo Dias de Oliveira 13/07/2010

    Aquí no interior frequentamos sítios nos finais de semana. Não frequente é claro, mas notamos que as pessoas que moram em sítios levam a vida menos sedentária, são mais tranquilos e o curioso é que as respostas em assuntos de domínio são mais rápidas e mais coerente. Este fato pode ser base de pesquisa para os entendidos no assunto.

Faça seu Comentário

*Todos os campos são obrigatorios













Desenvolvido por Feira Modderna