BH em Debate
Você está em : Inicial > BH em Debate > Sustentabilidade

Sustentabilidade

BH se esforça para fazer uma Copa verde



Se Belo Horizonte é conhecida como “A Capital Nacional dos Bares e Restaurantes”, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) e o Comitê Executivo da Copa do Mundo – FIFA 2014 – da PBH, querem incluir nesta lista os empreendimentos hoteleiros e acrescentar ao título a palavra “Sustentáveis”.

Por isto mesmo, aproveitaram a realização na capital da 9ª edição do TURhotel Salão de Hotelaria e TECHNOBAR, para apresentar oficialmente ao setor o “Certificado de Sustentabilidade Ambiental”. O Certificado foi idealizado pelo Comitê Municipal de Mudanças Climáticas e Ecoeficiência (CMMCE), com base na Deliberação Normativa 66/2009 do Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMAM).

A apresentação aconteceu nesta quinta-feira (31/03), no auditório da EXPOMINAS, através de palestra do Gerente de Planejamento e Monitoramento Ambiental da SMMA e membro do Comitê, Weber Coutinho. Ele explicou que o Certificado de Sustentabilidade Ambiental será concedido a todos a empreendimentos de todas as áreas, especialmente aqueles ligados à realização da COPA 2014, que adotarem tecnologias que contribuam para tornar seus processos produtivos mais ecoeficientes. Segundo Coutinho: “serão certificados aqueles que proporcionarem a redução do consumo de água, energia e a redução de geração de resíduos sólidos, além de adotarem alternativas de reciclagem e reaproveitamento destes resíduos”.

Para obter o Certificado, cada empreendimento deverá atingir índices mínimos de ecoeficiência definidos em três setores: redução do consumo de água, redução do consumo de energia e redução e reciclagem dos resíduos sólidos. Por isto mesmo, o próprio Certificado também será concedido em três categorias: Certificado Ouro (para empreendimentos que optarem pelos três itens), Certificado Prata (para os empreendimentos que optarem por dois itens) e Certificado Bronze (para os que optarem somente por um dos três itens).

Para ampliar mais ainda a importância da criação do Programa de Certificação de Sustentabilidade Ambiental, Weber Coutinho explicou que Belo Horizonte, como uma das sedes da Copa 2014, procura atingir as metas estabelecidas pelo programa “Green Goal”, da FIFA, que também foi adotado nas copas da Alemanha e África do Sul. “A adesão dos empreendedores ao programa vai melhorar a qualidade ambiental para a realização do evento COPA VERDE, em Belo Horizonte. Além disto, a adesão ao programa vai aumentar a competitividade dos empreendimentos, com redução dos custos operacionais e melhora na imagem coorporativa dos mesmos”, concluiu Weber Coutinho.

Vale lembrar que o programa já havia sido apresentado a vários outros segmentos econômicos da capital e que maiores informações sobre o Programa de Certificação de Sustentabilidade Ambiental podem ser obtidas junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente ou em contato através do e-mail cmmce@pbh.gov.br .

Postado por Jorge Espeschit em 01/04/2011

Pontuação

Média: 0.0
Avalie
12345


0 Comentário para "BH se esforça para fazer uma Copa verde"
Seja o primeiro!

Faça seu Comentário

*Todos os campos são obrigatorios













Desenvolvido por JeffBastos